quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Centenário de nascimento de Jorge Amado marca o carnaval 2012


O escritor Jorge Amado, que faleceu em 2001, é o literato mais internacional do Brasil e também o protagonista de inúmeras homenagens neste carnaval, que é marcado pelo centenário de seu nascimento.

Nascido no dia 10 de agosto de 1912, em Salvador, o escritor foi homenageado em sua cidade natal, que teve as ruas do centro histórico decoradas, e também apareceu como tema dos enredos de duas escolas de samba, uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo.

A escola paulistana Mocidade Alegre apresentou um enredo dedicado especificamente ao romance "Tendas dos Milagres", que aborda a relação da cultura africana com o estado da Bahia.

"Jorge, orgulho da nação; Amado, em cada coração", era cantado nas estrofes do animado samba-enredo da Mocidade, que, por sinal, foi a campeã do carnaval paulistano.

A vida e os 33 romances de Jorge Amado, traduzidas em 42 idiomas, também serviram de base para o enredo da escola de samba do carnaval carioca Imperatriz Leopoldinense.

A Imperatriz, inclusive, se inspirou nos sucessos literários de Jorge amado, como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela, Cravo e Canela" e "Capitães da Areia", para elaborar seus carros alegóricos.

As ruas de Salvador, onde é realizado um dos carnavais mais tradicionais do país, estavam decoradas com figuras que lembravam Jorge Amado, como livros, máscaras e alguns de seus personagens.

Fonte: Centenário Jorge Amado.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...