segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rubem Fonseca vence prêmio literário em Portugal

O escritor brasileiro Rubem Fonseca, 86, venceu o Prêmio Literário Casino da Póvoa, anunciado no dia 23 de fevereiro durante o 13º encontro literário Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim, em Portugal.

O autor mineiro concorria com outros oito escritores e sagrou-se vencedor com o romance Bufo e Spallanzani, pelo qual receberá 20 mil euros pelo prêmio e será ainda condecorado com a Medalha de Mérito Cultural pelo secretário de Estado da Cultura (cargo equivalente ao de ministro), Francisco José Viegas.

Segundo o jornal "Público", em seu discurso de agradecimento, o escritor recitou de memória "O Melro" e sonetos de Camões.

"Amo a língua portuguesa, é uma língua lindíssima", disse Fonseca. "Adoro poesia. Lembrei-me de Camões. Vocês me permitem que eu leia Camões?"


Fonte: Folha de São Paulo. 

Sobre o livro premiado:

Bufo e Spallanzani é um livro de perfil policial com muita literatura. A história é sobre uma mulher da alta sociedade que aparece morta, tem uma relação com um escritor que está escrever um livro, o detetive é uma espécie de Columbo e o marido um rico mafioso. Vários suspeitos, uma história complexa, lírica e dura.  
Também o leitor vai se descobrir agarrado ao desenrolar acelerado de estranhos acontecimentos, incapaz de pôr de lado uma história que o domínio narrativo, a cáustica ironia e a brutal franqueza de Rubem Fonseca transformam em um intrigante jogo de verdades e mentiras. 

Fonte: Livraria Cultura.


Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...