sexta-feira, 18 de maio de 2012

Biblioteca do Tufão: conheça os livros de cabeceira do ex-jogador

As obras literárias indicadas por Nina não são por acaso, todas trazem mensagens ocultas sobre a trama da novela.
Cada vez mais próximo de Nina (Débora Falabella), Tufão (Murilo Benício) adora as dicas da chef de cozinha, em especial quando o assunto é literatura. Culta, ela apela à sua biblioteca particular para abrir os horizontes do patrão e a tática está saindo melhor do que a encomenda! O ex-jogador não desgruda de seus livros e adora debater sobre as histórias.

 Obras indicadas por Nina têm relação com a novela.

O primeiro livro que a cozinheira emprestou ao patrão foi “A Metamorfose” de Franz Kafka conta a história de Gregor Samsa, um sujeito obrigado a se tornar caixeiro-viajante, que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente sua família. Um dia, ele acorda transformado em um inseto repugnante. Vítima do asco e do desprezo de seus familiares, Samsa passa a enxergar a natureza humana de forma completamente diferente e percebe que o que o unia a seus parente era apenas o dinheiro. Embora a referência não seja exata, lembra bem a história de Tufão, que após cair em decadência no futebol, vive para sustentar a família.



“Madame Bovary”, escrito por Gustave Flaubert, foi o segundo livro lido pelo jogador por indicação de Nina. O romance conta a história de Charles Bovary, um médico interiorano apaixonado pela mulher, Emma. O casal tem uma filha e mora em uma casa confortável. Tudo parece tranquilo, até que o cotidiano leva Emma ao tédio e, consequentemente, ao adultério. A história da mulher infiel que vive traindo o marido tem tudo a ver com o comportamento de Carminha.
 


Já o terceiro livro que Tufão leu foi de Sigmund Freud, "A Interpretação dos Sonhos". A mensagem da chefe de cozinha era que, mais importante do que entender os sonhos, é perceber os pesadelos vivenciados.




"Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis é, como o título diz, uma biografia escrita por um personagem já morto. Entre suas recordações, está seu romance com Virgília, que deveria ter sido sua mulher, mas que prefere casar com outro homem e, mais tarde, acaba se tornando amante de Brás Cubas. Para manter o romance em segredo, o protagonista do livro suborna uma mulher para que ela finja morar em uma casa que serve apenas de cenário para os encontros amorosos entre Cubas e Virgília. Mais ou menos como fazem Carminha e Max, que têm um "cafofo" usado para que possam trair Tufão e Ivana sem levantar suspeitas.


Qual será o próximo livro de Tufão? Fique ligado em Avenida Brasil e descubra! 

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...