segunda-feira, 20 de agosto de 2012

10 maiores escritores para jovens da literatura brasileira

O blog Listas Literárias realizou uma enquete para saber quais escritores da literatura brasileira preferidos pelos seus leitores jovens. 

1 - Monteiro Lobato [43%]: É o pai da literatura infantil e juvenil no país. Criador dos memoráveis personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, criou em suas obras um mundo fantástico, repleto de influências, e revelando também a cultura local através das lendas nacionais. Era um homem engajado, que além de seus livros foi muito influente na campanha O petróleo é nosso;

2 - Marcos Rey [20%]: Foi cineasta, editor, e como escritor abriu o mundo dos livros para jovens com diversos livros publicados em que a aventura era presença certa. Entre seus principais livros para os jovens estavam "O rapto do Garoto de Ouro" e "O mistério dos Cinco Estrelas".


3 - Pedro Bandeira [13%]: É o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares até 2006) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha…, A hora da verdade e Prova de Fogo.

4 - Eduardo Spohr [13%]: É na atualidade um dos principais autores nacionais voltado a literatura para jovens, e seu primeiro livro A Batalha do Apocalipse, é uma grande sucesso estando seguidamente na lista dos Mais Vendidos.

5 - Raphael Draccon [9%]: Outro da geração mais nova a escrever para jovens. Raphael é autor da Trilogia Dragões de Éter, que já está em seu terceiro livro, publicado pela Leya. O autor reforça sua ligação com o público jovem com intensa participação na internet, em blogs e redes sociais;


6 - Ziraldo [ 5%]: Cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

7 - Thalita Rebouças [3%] : Escreve livros destinados ao publico adolescente. Sua carreira começou em 1999, mas ela só ficou conhecida do grande público em 2003, quando passou a publicar seus livros pela editora Rocco. Desde então, lançou nove títulos e em abril de 2009 já tinha vendido mais de 400 mil exemplares.

8 - Ganymédes José [1%]: Foi um dos mais influentes escritores da literatura infantil brasileira nos anos 70 e 80. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA 1976, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti 1985, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros. Também exerceu as profissões de cronista, ficcionista, poeta, tradutor, teatrólogo, musicista, restaurador de imagens sacras, advogado, professor e ilustrador de livros.

9 - Viriato Correia [1%]: Homem de participação política, além de escritor foi Deputado Federal. Entre seus livros para o público jovem estão Histórias da Caramuru, No país da bicharada, e Era um vez...

10 - Paula Pimenta [1%]: Eis aí outro exemplo da geração de novos escritores a procurar interagarir com o público jovem. Sua série de livros fazendo meu filme já está no terceiro livro, com uma ótima repercussão entre o público jovem, caindo no agrado de importantes e influentes blogueiros.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...