terça-feira, 11 de setembro de 2012

5º Encontro do Programa Literatura em Foco: Mémorias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

"Ao primeiro verme que roeu as frias carnes de meu cadáver, dedico estas saudosas memórias póstumas.

Só pela insólita dedicatória, percebemos que este está longe de ser um livro comum. Este fabuloso romance é, sem dúvida, uma das obras-primas da literatura brasileira e coloca Machado de Assis no patamar dos gigantes.


Escrita na primeira pessoa – o suposto autor é o falecido Brás Cubas – esta singular narrativa nada perdeu de sua força e originalidade, mesmo após tanto tempo de sua publicação. Por estar morto, Brás Cubas não está mais atado às convenções e hipocrisias da sociedade e, assim, pode falar sobre si mesmo e sobre os outros com a isenção de quem nada mais tem a perder.


Aqui Machado de Assis está no seu auge, ao aliar a ácida ironia a um humor implacável. O livro é repleto de tiradas inesquecíveis, tais como a famosa:

“Marcela amou-me durante onze meses e quinze contos-de-réis.”
“Não há amor possível sem a oportunidade dos sujeitos”
“Não tive filhos. Não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
“Deus, para a felicidade do homem, criou a religião e o amor. Mas o demônio, invejoso do sucesso de Deus, fez com que o homem confundisse a religião com a igreja e o amor com o casamento"
 
Os capítulos curtos ajudam a tornar a leitura ágil e interessante. Desde que não se tenha que lê-lo com o horrendo objetivo de fazer uma prova ou um concurso, a diversão é garantida!

O site da Universia disponibiliza conteúdos que comentam sobre a obra literária "Memórias Póstumas de Bráss Cubas", de Machado de Assis.


Escrito em 1881 por Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas tem como tema as experiências de Brás Cubas, um filho abastado da elite brasileira do século XIX, que narra as suas memórias depois de morto.


O enredo da obra começa com o enterro de Brás Cubas, um filho abastado da elite do Rio de Janeiro do século XIX. Seu "fantasma", então, resolve fazer uma retrospectiva dos episódios que marcaram sua vida: o nascimento, a infância, os romances, as desilusões e a morte.


Apesar de seguir ordem cronológica, desde o nascimento até sua morte, Brás inicia seu relato com seus últimos momentos, para só depois contar a sua biografia.

Para saber mais sobre essa obra literária: personagens, síntese, desenvolvimento, problemática, clímax, desfecho, linguagem, espaço/tempo, narrador, foco narrativo, contexto histórico, escola literária e sobre o autor, clique aqui.

O 5º encontro ocorrerá nas seguintes datas:
 - 11 de setembro das 13h30 às 14h30.
- 13 de setembro das 11h às 12h.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...