terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Possíveis rostos para os personagens dos livros


Uma das maiores possibilidades oferecidas pelos livros é nos permitir imaginar do nosso jeito como seriam os personagens narrados nas histórias. Um mesmo personagem pode ser imaginado de milhares de formas diferentes por leitores no mundo inteiro, sofrendo sempre influência das diversas culturas e criatividade das pessoas. Muitas vezes ficamos intrigados quando assistimos a um filme baseado em um livro e temos o rosto do nosso personagem favorito estampado por um ator famoso


Para brincar com a imaginação dos leitores, o pessoal do tumblr The Composites utiliza uma ferramenta de retrato falado para montar o rosto dos personagens, baseando-se nas descrições feitas nos respectivos livros.

Confira alguns retratos interessantes que o The Composites fez nos últimos tempos. O tumblr conta ainda com as sugestões dos leitores para aperfeiçoar os retratos, como uma forma de democratização da imaginação de como o personagem deveria ser.

Um dos romances mais polêmicos já publicados, Lolita é narrado pelo professor de poesia Humbert Humbert, que se apaixona por sua enteada Dolores Haze. O tumblr recriou a face do personagem segundo o que o próprio diz de si: boa aparência; queixo bem torneado; cabelos escuros, suaves e sombrios; magro; ossos grandes; sobrancelhas grossas e negras; sorriso de menino; olhos de macaco envelhecidos e rosto contorcido. Veja como ficaria Humbert Humbert após essa descrição:
  •  Compre o livro Lolita na Estante Virtual

            Lolita


Outro clássico da literatura fantástica, O Drácula de Bram Stoker também foi recriado com a ferramenta e ganhou formas diferentes das dos filmes que foram feitos para o livro. 

Segundo as descrições do livro, o Conde Drácula seria assim: homem velho e alto, com barba feita e um longo bigode branco; rosto fortemente aquilino (relativo a águia); com ponte alta do nariz fino e narinas peculiarmente arqueadas; sobrancelhas quase juntas sobre o nariz; cabelo espesso que parece enrolar em sua própria profusão; orelhas pálidas com o topo aguçado; queixo largo e forte, e bochechas firmes embora finas; olhos azuis com fúria. Sua imaginação se pareceu com este retrato?
  • Compre o livro Drácula na Estante Virtual

    Drácula



Passando para os livros mais recentes, Lisbeth Salander, da Trilogia Millennium (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar) também ganhou forma baseada na descrição do livro, apesar de já ter sido interpretada no cinema por duas atrizes diferentes.

Na descrição: uma mulher jovem, pálida e magra; cabelo curto como um fusível; uma tatuagem de vespa de cerca de uma polegada em seu pescoço; cabelos originalmente vermelhos, mas tingidos de negro ebúrneo; sorriso torto. A personagem, no retrato falado, ficaria assim:
  • Compre o livro Os Homens Que Não Amavam As Mulheres na Estante Virtual

    Os Homens Que Não Amavam As Mulheres


  • Compre o livro A Menina Que Brincava Com Fogo na Estante Virtual

    A Menina Que Brincava Com Fogo


  • Compre o livro A Rainha do Castelo de Ar na Estante Virtual

    A Rainha do Castelo de Ar



Atualmente best-seller em diversos países, a personagem de Jogos Vorazes também teve sua face recriada pelo tumblr. 

Katniss Everdeen, narradora e protagonista da trilogia que inclui Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança, foi descrita da seguinte maneira: Cabelos pretos e lisos; pele cor de oliva; olhos cinzentos; enormes olhos escuros; lábios vermelhos e cheios; fios de cabelo vermelhos, em um padrão que começa na orelha esquerda, envolve em torno da cabeça, e então cai em uma trança no ombro direito. 

Veja como ficaria a protagonista de Jogos Vorazes no retrato falado:
  • Compre o livro Jogos Vorazes na Estante Virtual

    Jogos Vorazes


  • Compre o livro Em Chamas na Estante Virtual

    Em Chamas


  • Compre o livro A Esperança na Estante Virtual

    A Esperança


O tumblr The Composite, escrito pelo norte-americano Brian Joseph Davis, possui outras dezenas de retratos falados de personagens de livros famosos.

Fonte: Estante Virtual.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...