terça-feira, 12 de março de 2013

Vídeo-cartão em homenagem ao Dia do Bibliotecário


Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, clique abaixo para assistir o vídeo-cartão elaborado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-10).



Saiba mais sobre a comemoração do Dia do Bibliotecário
O Dia  do Bibliotecário (Decreto nº 84.631, de 12.04.1980) é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário e engenheiro Manuel Bastos Tigre.  

Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882 em Recife, PE, no ano de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos.  Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. 
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil. 

Manuel Bastos Tigre morreu no Rio de Janeiro, em 2 de agosto de 1957.

Fonte: Amigos do Livro.

Recomendamos que leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...